Friday, February 11, 2011

Caminho Francês de Santiago de compostela - Dia 6


Dia 6: Sábado CARRIÓN DE LOS CONDES – MANSILLA DE LAS MULAS



Hoje a jornada iniciou-se cerca das 8:30h. Ao pequeno almoço voltei a encontrar o casal de Málaga, que também por aqui tinham pernoitado. Á saída da localidade passámos pelo Mosteiro de S. Zoilo e entrámos num trilho largo e de bom piso que convidava a uma circulação serena e relaxada. Durante estes 14 quilómetros convivemos bem com os peregrinos caminhantes pois havia espaço para todos.



Entretanto em Calzadilla de la Cueza o camiño passou a ser junto e paralelo com a estrada nacional, sem apresentar dificuldades, apenas era mais estreito que o anterior. Em Terradillos de los Templários separei-me da Veronique, pois ela continuou pela estrada nacional e eu novamente pelo trilho. Meia dúzia de quilómetros à frente deixava a região de Palencia para trás e entrava na de León.


As localidades por que passava não apresentavam motivos aparentes de interesse pelo que fui avançando a bom ritmo, apenas parando em Sahagún para tirar umas fotos. Após esta localidade o camiño bifurca-se em dois. Eu segui um deles, o que encontrei com as indicações das setas e seguindo outros peregrinos. Era um trilho que ladeava uma estrada. De ambos os lados haviam plantações a perder de vista, pelo que era tudo muito monótono. As únicas arvores que haviam estavam à beira do camiño, à esquerda, perfiladas, e eram a única sombra durante todo o trajecto. Durante uma grande distância o cenário foi sempre este, e continuaria a ser até à localidade de Mansilla de las Mulas.


Um pouco antes desta localidade cruzei-me com um biker, espanhol mas residente em Itália, que estava a “circum navegar” a península Ibérica e a Itália – apresentava-se com dois furos, pelo que lhe tratei de remendar a câmara de ar. Findo este trabalho, ambos seguimos os nossos camiños.


Mansilla de las Mulas apresentou-se de seguida. Logo na entrada da localidade encontrei um Albergue-restaurante com esplanada num pátio relvado, pelo que decidi almoçar por ali. Ora, acontece que depois de almoço, a vontade de continuar já não era nenhuma até porque fazia muito calor. E assim, já não me fiz à estrada.


O albergue era novo e tinha boas condições. Os hospitaleiros também eram muito simpáticos. Após o duche, passeei um pouco pela localidade. Esta está inserida entre muralhas antigas e é atravessada por um rio. Tem um aspecto envelhecido e pouco arranjado e a arquitectura uma vez mais, deixa a desejar - apenas gostei um pouco do largo central.


Hoje perdi a minha companhia, mas tirando isso o dia correu bem. Senti-me bem física e psicologicamente, talvez apenas um pouco moído. O camiño começou por ser agradável mas apesar de ter tido sempre bom piso, tornou-se muito monótono e muito plano, o que também cansa.


Dados da etapa:
Distância: 77,2 km
Altimetria: 362 mts
Tempo de deslocação: 04:55h
Média deslocação: 15,7 km/h

No comments:

Post a Comment