Thursday, February 10, 2011

Caminho Francês de Santiago de compostela - Dia 4

Dia 4: Quinta-Feira AZOFRA – TARDAJOS


Hoje levantei-me bastante cedo, e já estava a pedalar ainda não eram sete horas da manhã. O amanhecer revelou um céu muito fechado e carregado de nuvens.


Tendo em conta o que eu estava a passar, decidi que iria seguir pelos trilhos, com um ritmo adequado à minha limitação física, e sem esforçar ambas as pernas, o que em BTT é algo difícil. Pensei ainda que seria possível voltar a encontrar o Diego e o José pois numa hora estaria em Sto Domingo.


O camiño era largo e de bom piso, sempre subindo e descendo mas sem grandes desníveis. Em 50 km iria dos 640 mts até aos 1110 mts no Alto de Pedraja, mas as maiores dificuldades começariam em Villafranca-Montes de Oca ao quilómetro 45. Mas já lá vamos.


Tal como esperava, ainda não eram oito horas e já estava em Sto Domingo. Vinha com um bom ritmo, mas fazendo as subidas desmontado da bicicleta. Pareceu-me uma localidade bonita. Sem perder muito tempo continuei o meu caminho.


Um pouco mais à frente encontrava o limite entre províncias onde acabava La Rioja e começava Castilla e Leon, e em partícular a região de Burgos. Tive então o prazer de rever os meus amigos Diego e José, eles seguiam pela estrada e eu pelo trilho paralelo à nacional. Sem parar-mos combinámos encontrarmo-nos em Belorado. Fiquei feliz de os ver.


A estratégia que tinha definido para hoje estava a resultar bem, e não me estava a ressentir das minhas lesões, o que dava para me preocupar somente em gozar do camiño e desfrutar do passeio. Entrei em Belorado com a intenção de encontrar os meus companheiros mas não fui bem sucedido. Depois de uma volta pela localidade acabei a tomar um bom pequeno almoço numa esplanada no centro da vila.


A partir daqui o tempo começou a abrir dando um colorido mais bonito à paisagem. Passei por mais algumas localidades sem lhes dedicar grande atenção, pois ia agora de tal forma entusiasmado que já não tinha vontade de parar.


Cerca do meio dia entrava em Villafranca Montes de Oca, e desde logo começaram as dificuldades. Durante bastante tempo tive de carregar a bicicleta pelo monte acima, havendo zonas em que nem que eu estivesse nas minhas melhores condições físicas conseguiria subir montado na bicicleta. Contudo o camiño era muito bom. Assim, umas vezes montado e outras desmontado da bicicleta lá atingi o Alto da Pedraja. O esforço dispendido na subida valeu a pena, pois durante uns quilómetros iria descer, primeiro de forma suave, depois de forma mais acentuada, e em trilhos onde se podia acelerar. Foram cerca de dez quilómetros de muita adrenalina, a curtir a descida em grande. Já só parei em S. Juan de Ortega para ver o Mosteiro. Por ali estavam muitos peregrinos que aproveitavam a pausa para descansar.


Visto o Mosteiro, voltei ao trilho, sempre a perder altimetria até Olmos de Atapuerca, onde aproveitei para almoçar. O meu roadbook mostrava que a seguir teria de subir cerca de 200 mts de altimetria, pelo que após o almoço meti mãos à obra e sem pressas, ora caminhando com a bicicleta, ora montado nela lá cheguei ao topo do monte. Aqui encontrei uma cruz de pau, que serviu de motivo para tirar mais uma foto.




De referir que o período da tarde era parco em peregrinos, pelo que era vulgar passar muito tempo sem encontrar ninguém, ou apenas um ou outro resistente.



Voltando ao caminho, ia agora encaminhar-me à cidade de Burgos. O que subi, praticamente desci, mas o trilho tinha muita pedra e tinha de se fazer com cuidado. Descido o monte, o trilho voltava a ser limpo e plano e bom para rolar. Depois entrei na estrada na periferia da cidade de Burgos, que até ao centro deve de ser mais de cinco quilómetros. Não explorei muito a cidade, mas ainda assim, dei uma volta pela catedral, portas da cidade antiga e rio.



Como ainda era cedo, continuei a minha etapa. Nesta altura já levava perto de 90 quilómetros, mas ainda não estava satisfeito – a próxima localidade ficava a cerca de 10 quilómetros. Deixando a cidade de Burgos para trás, o trilho seguia plano por uma zona de cultivo, pelo que cenário era agora mais verde e fresco. Segui tranquilo até Tardajos onde finalmente decidi parar.



O albergue não sendo mau, era o mais pequeno que eu tinha ficado até agora, e com menos condições, mas era gratuito. Depois do banho, dei um pequeno passeio pela vila até serem horas de jantar. A noite não foi das mais sossegadas devido a um ressonar alheio.


O balanço do dia de hoje não podia ser melhor, tanto pela quilometragem realizada como pelo melhoras físicas. Foi uma etapa que teve belos momentos, belas paisagens, óptimos trilhos, e onde aprendi que cicloturismo também se faz desmontado da bicicleta. Agora queria mais...



Dados da etapa:
Distância: 102 km
Altimetria: 1181 mts
Tempo de deslocação: 08:17h
Média deslocação: 12,3 km/h

No comments:

Post a Comment