Thursday, February 10, 2011

Caminho Francês de Santiago de compostela - Dia 3


Dia 3: Quarta-Feira AYEGUI – AZOFRA


Julgo que seriam oito e pouco da manhã quando saímos para esta etapa. O meu joelho não tinha melhorado, mas ia tentar pedalar, nem que fosse a um ritmo mais lento, por estrada, que à partida seria mais fácil. Expus a situação aos meus companheiros espanhóis, que contudo insistiram que iriam comigo mesmo nessas condições.


Voltámos a apanhar a estrada nacional, e imediatamente dou conta que estamos a passar ao lado das Bodegas Irache (as adegas de Irache tem uma fonte de vinho para abastecimento aos peregrinos) e sinto uma tristeza enorme por estar a fazer o caminho sem ir no camiño, e por ao terceiro dia já não estar nas melhores condições físicas.


Desistir não era solução, pelo que esqueci o que estava a perder, e pensei no que podia ganhar...e assim lá fui continuando.



A etapa não perecia muito complicada por estrada. Já pelo camiño, que cruzava muitas vezes com a estrada, a ideia com que fiquei é que esta não teria sido uma etapa fácil. Por estrada íamos apanhando pequenas subidas mas no geral não havia grande altimetria. Fizemos uma visita rápida a Los Arcos, Sansol e Torres del Rio, e uma visita mais demorada a Viana, que tem uma zona história bonita.



Chegámos ao final da manhã a Logroño. A entrada em Logroño é também a entrada na província de La Rioja – Navarra já estava para trás. Esta cidade está bem dotada de ciclovías pelo que tanto a entrada como a saída da cidade se faz de forma fácil e segura. Entretanto, demorámos um pouco na visita à cidade, passámos pelas zonas mais características, aproveitamos para beber uma canha e comer umas tapas, e ainda aproveitei para fazer umas compras de supermercado.


O camiño na saída de Logroño faz-se pelo interior de uma mata, uma zona bem bonita onde inclusivé existe uma represa de água. Passado este bosque, apanhámos novamente a estrada nacional, cujos alguns troços eram comuns com o camiño.


Seriam cerca de 20 km em que ganharíamos cerca de 300 mts de altimetria até ao Alto de S. Antón com passagem por Navarrete. Nesta altura desviámo-nos um pouco da rota e fomos almoçar a uma localidade próxima.


Eu começava a ter outros problemas físicos, desta vez estava com uma dor muscular na perna direita, pois de tanto poupar o joelho esquerdo, tinha vindo a massacrar a perna direita – de tal ordem que já não conseguia fazer subidas montado na bicicleta.


O almoço serviu para descansar um pouco. Hoje comi algo diferente do que normalmente é a oferta gastronómica espanhola – “rabo de Touro” – estava bom. Após o almoço voltamo-nos a por ao caminho, agora em sentido descendente até Nájera. O José e o Diego tinham como objectivo ir até Sto Domingo de la Calzada – eu já não estava tão ambicioso.


Nájera foi uma agradável surpresa, pois é muito bonita, ou pelo menos a zona envolvente do rio e o próprio rio. Aqui encontrámos os dois americanos a quem eu tinha solicitado ajuda ontem – uma pequena troca de ideias e lá foram à vida deles.


Faltavam agora cerca de 20 km até Sto Domingo, pelo que insisti em continuar com os meus companheiros. Contudo, voltaríamos a ganhar altimetria durante mais uns quilómetros, pelo que o meu estado físico foi piorando. A certa altura, perdi o José e o Diego que se adiantaram, e vendo que já estava nos meus limites parei no cruzamento de Azofra. Estive por ali uns minutos a pensar o que havia de fazer. Apesar de querer continuar a acompanhar os meus companheiros de viagem, estava muito limitado fisicamente e ainda faltavam cerca de doze quilómetros. Para além disso ainda ponderei que pudesse acontecer em Sto Domingo o que aconteceu em Estella, pelo que decidi verificar se o albergue de Azofra tinha camas vagas.


E foi assim, que fiquei em Azofra, cujo albergue ao contrário dos outros dois anteriores tinha quartos de apenas duas camas. O meu companheiro de quarto era um jovem idoso francês, que só falava francês, que eu não percebia, e ele nada percebia do que eu falava, mas o cumulo é que ainda conversámos um pouco!



O balanço do dia de hoje foi ainda mais negativo do que o de ontem, pois agora encontrava-me com dois problemas físicos em vez de um, e pela primeira vez estava sozinho nesta aventura.


Dados da etapa:
Distância: 88,3 km
Altimetria: 1267 mts
Tempo de deslocação: 06:24h
Média deslocação: 13,8 km/h

No comments:

Post a Comment