Friday, February 11, 2011

Caminho Francês de Santiago de compostela - Dia 5

Dia 5: Sexta-Feira TARDAJOS - CARRIÓN DE LOS CONDES


Tinha chovido durante a noite e o céu apresentava-se ainda com ar ameaçador. Eu e mais três ciclistas tivemos de esperar até às 08:30h que nos abrissem o portão onde as bicicletas estavam guardadas. Neste intervalo de tempo acabei por travar conhecimento com uma rapariga francesa, a Veronique, com quem acabei por seguir viagem.


Após passarmos Rabe de Las Calzadas entrava-se em trilhos de barro, que estavam mesmo bons após a chuva da noite. A bicicleta da Veronique não era o modelo mais indicado para off-road, era um modelo mais citadino, pelo que começou a ter problemas com o barro que se agarrava às rodas. No entanto lá conseguimos ir evoluíndo de forma satisfatória.


Antes de chegarmos a Hornillos del Camino o trilho cruzava a estrada nacional e aí a minha nova companheira de viagem optou por seguir por ela. Eu continuei pelo trilho, cujo piso continuava a piorar mas, com a velocidade a que eu seguia não me criou problemas. Passei por Hontanas. Cruzei novamente a estrada nacional para entrar noutro trilho, e que trilho! Desta vez não havia barro, era um trilho com um piso óptimo, em doble track e ligeiramente a descer – foi mais uma boa dose de adrenalina. Só foi pena ter sido por pouco tempo.


Entretanto andava-se um pouco por estrada até Castrojeriz. Um pouco antes de entrar nesta localidade passava-se pelas ruínas do convento de San Antón, local onde voltei a encontrar a Veronique. Em Castrojeriz, descansámos um pouco e tomámos novo pequeno almoço.


À saída da vila entrava-se novamente num bom trilho, plano que nos levaria à dificuldade do dia – tivemos de subir um pouco mais de cem metros de altimetria em cerca de um quilómetro. Claro que fizemos a subida com a bicicleta à mão e mesmo assim não foi fácil. Mas como por vezes o que é difícil também tem coisas boas, diria que a vista do topo do monte era fantástica e que o esforço, uma vez mais, tinha valido a pena.



Depois de subir, voltamos a descer, desta vez cerca de 140 mts de altimetria até Itero de la Vega, onde deixamos para trás a região de Burgos e entramos na região de Palencia. Em Boadilla del Camino almoçámos numa esplanada de um tasco. Após esta pausa, o céu começou a limpar e o sol veio nos fazer companhia o resto da etapa. Depois desta localidade, o camiño seguia junto a um canal de água até Frómista. Toda a paisagem eram campos de cultivo e o trajecto começava a ser monótono, muito plano e igual – no fundo, extremamente cansativo. Dava por mim com enorme dor nos pulsos e não só, ainda mais porque não podia pedalar de pé devido ao joelho. E pior, seriam quase duzentos quilómetros assim!



O camiño ladeava a estrada nacional após Villarmentero de Campos, e seguia assim até Carrión de los Condes. Chegámos a esta localidade cerca das 16:00h, consideravelmente cedo. Para a Veronique a etapa estava feita, mas eu ainda tinha a intenção de fazer mais vinte e cinco quilómetros até Terradillos de los Templários...contudo sentia-me cansado, sem fazer ideia do quanto cansado estava - fazia muito calor àquela hora, pelo que hesitava em ficar ou seguir...até que me decidi ficar, o que se revelou a opção mais sensata, como iria perceber mais tarde.


O primeiro albergue que procurámos estava cheio, pelo que nos orientaram para outro. O albergue casa Espírito Santo é uma hospedaria gerida por freiras. Encontrámos aqui condições muito boas, quer em termos de dormida, camarata grande e com muito espaço, quer em termos de balneários. Fomos logo convidados a assistir à missa em homenagem aos peregrinos, e a visitar um museu de imagens religiosas.



Hoje dei-me ao luxo de dormir uma cesta após o duche. Entretanto acordei com uma tal indisposição física, que só normalizou bem depois de jantar, após um pequeno passeio pela vila. Mas o repouso neste albergue, diria que foi um repouso santo. Ah, e ainda assistimos ao final da missa para peregrinos.



Dados da etapa:
Distância: 75 km
Altimetria: 474 mts
Tempo de deslocação: 05:42h
Média deslocação: 13,1 km/h

No comments:

Post a Comment