Monday, June 8, 2009

Semana de Cicloturismo - Prólogo - Preparação


Viajar é uma coisa fantástica, tem sempre algo de desconhecido, algo de novo, de aventura, e é ainda melhor se nos encontramos de férias. Existem as mais diversas razões para se fazer uma viagem, pode ser por descanso, lazer, turismo, visitar família, amigos ou somente por escape, entre outras muitas razões. Para mim, foi mais como escape a que aliei algumas das outras razões.



Desde a algum tempo que ansiava fazer uma viagem de cicloturismo, como via algumas vezes alguns indivíduos fazer, por essas estradas fora, bicicletas carregadas e ar desleixado mas tranquilo. Este tipo de férias seria de facto aliar o imenso gosto que tenho de viajar, com o gosto que tenho de andar de bicicleta, e por isso fazia todo o sentido.



Após alguns adiamentos, este ano não deixei fugir a oportunidade de me lançar nesta aventura. Já por muitas vezes programara circuitos, em especial pelo Alentejo onde tenho mais família, mas não chegava a passar do sonho à realidade. Também admito que ler o blogue (http://www.nuno-ontheroad.blogspot.com/) do Nuno Pedrosa gerou em mim um entusiasmo ainda maior, e determinação para avançar. (de referir que a minha viagem nada tem a ver com a dele! A não ser por ser uma viagem de bicicleta)




Assim, comecei por escolher a semana em que iria fazer estas férias, tendo em conta o meu calendário profissional (eu sou o meu único patrocinador) e também a data da maratona de Portalegre. O mês escolhido foi Maio, visto que meteorologicamente é um mês mais ameno e a possibilidade de chover não é grande. Aproveitava ainda todo o treino que vinha a fazer com vista à maratona, e com alguns ajustes, garantia a forma física necessária ao esforço de uma semana a pedalar.



Tratei de desafiar os amigos Canários e outros aficionados das bike’s a acompanharem-me, mas infelizmente não houve ninguém com disponibilidade para ir comigo. Como tal, acabei por ir sozinho – na altura pensei “se tiver de ser, que assim seja!”



Idealizei um circuito diferente daqueles que já tinha imaginado anteriormente, um circuito que conjugasse os locais onde iria estar alojado e as distância a fazer – decidi-me pelo centro do país. Assim, a maioria dos alojamentos escolhidos foram Pousadas da Juventude que achei ideal para este tipo de turismo com um baixo custo. E limitei as distâncias percorridas por dia de modo a não fazer mais de 100 km. Devo dizer que no final achei esta programação muito bem feita e equilibrada.


Na semana anterior à viagem fiz uma boa revisão à bicicleta. Coloquei um pneu semi-slick atrás e um slick à frente e montei o suporte do alforge (suporte especifico para bicicletas com travão de disco). Claro que como bom português que sou, algumas coisas foram feitas à última da hora. Por exemplo, o suporte e o alforge só chegou à loja no Sábado anterior à saída e a preparação da bicicleta só terminou às 2h da manhã do dia de saída. Ainda assim, acho que correu bem!



Para além das roupas normais (não levei muita coisa), levei uma muda de roupa de ciclista, detergente, levei medicamentos e coisas de higiene pessoal, e algumas ferramentas, sobresselentes e cadeados. Levei ainda o GPS, telemóvel, máquina fotográfica e respectivos carregadores. Como malas, tinha o alforge atrás (54 litros de capacidade), levei à frente uma mala tipo lancheira onde levava a alimentação, e a mochila camelback às costas. O peso final não o cheguei a saber mas também o que é que isso interessava?



Estava pronto a começar as férias.


No comments:

Post a Comment