Saturday, July 4, 2009

Semana de Cicloturismo - Capitulo 5 Alvados - Alfeizerão 14.05.2009

Dia 5 (14.05.2009). Alvados - Alfeizerão 85,8 km


Quinta-feira. Hoje a ideia era passar à Batalha, e daí rumar a oeste até ao litoral, onde apanharia a estrada Atlântica (dica das Lilianas, pois o meu GPS dava esta estrada como cortada) para depois descer à Nazaré. Saí de Alvados para Norte no sentido de Porto de Mós. A serra terminava ao fim de uma dúzia de quilómetros, sendo que se ia perdendo altitude à medida que nos aproximava-mos de Porto de Mós. Ao chegar a esta cidade fui brindado com um castelo diferente de todos os outros que se costuma ver (não estranhem este comentário, pois nesta viagem passei por muitas localidades que ainda não conhecia!). Exigia-se uma visita a este castelo altaneiro, que felizmente não ficava numa colina muito elevada. Passei depois ao largo da câmara municipal onde havia um monumento às mós que dão nome à terra.


Daqui até à Batalha foi um instante. Mais um “mergulho” na história, e um dos monumentos mais bonitos que os portugueses já construíram (é a minha opinião). Por aqui a actividade turística era bastante significativa quer por grupos de jovens estudantes portugueses, grupos de adultos estrangeiros, ou mesmo por famílias ou por um extraterrestre que ali tinha aterrado – Eu!!


De novo na estrada, tomei a direcção de Martingança, para depois seguir no sentido de Pataias. Aí foi possível apreciar a lagoa com o seu nome, onde a natureza e o Homem convivem num ambiente muito sereno. Contornando a lagoa, entrei na ciclovia (a maior que eu já vi) que me levaria primeiro à praia de Paredes de Vitoria e daí até à Nazaré, mais propriamente ao Sitio da Nazaré. Esta ciclovia é um exemplo daquilo que deveria existir por este país fora, em especial nas estradas onde o trânsito é mais acentuado, que, curiosamente, não era o caso desta. Até o pormenor das áreas de descanso está bem conseguido! E pedalar por esta via em pleno pinhal de Leiria, para além de saudável, o sossego era impressionante – e já cheirava a mar!



A chegada à praia de Paredes de Vitória soube-me muito bem...parar e contemplar a praia e o mar de que tanto gosto...hum, isto é que é vida, pensei!


Hora de mudar de direcção e rumar para Sul. Mais uns quilómetros de ciclovia, em ritmo calmo, até chegar ao Sitio da Nazaré. Aí misturei-me com os muitos turistas que por ali andavam, e vislumbrei a vila da Nazaré lá em baixo, com a sua praia, a sua marginal, o seu porto de abrigo...uma vista realmente muito bonita, ainda mais num dia solarengo e radioso como estava. Poderia-se ver também alguns monumentos históricos, assim como algumas mulheres vestidas com traje típico da região, que por ali tinham as suas bancas de venda. A descida à vila, qual “down town”, foi evidentemente rápida. Um passeio calmo pelo “calçadão” até ao pontão e oportunidade para fazer um pouco mais de geocaching e também descansar.




Feita a visita à Nazaré, era hora de rumar até São Martinho do Porto. Este troço de estrada apresentava-se em obras, mas não houve problemas maiores de circulação e rapidamente cheguei ao meu próximo destino. São Martinho do Porto é uma vila com uma praia muito bonita, em forma de meia lua, onde a água do mar entra por uma falha geológica entre duas colinas. Um cenário idílico que nos arranca facilmente um grande sorriso de satisfação. Antes de deixar a vila aproveitei para tomar um bom lanche e repor algumas energias, pois isto de ser o “motor” do veículo deixa-nos sem combustível, e com o passar dos dias, o “motor” já não dava o mesmo rendimento.



Alfeizerão fica a apenas meia dúzia de quilómetros de São Martinho mas tinha de contar com mais alguns até à pousada. Para final de etapa, esperava-me ainda uma subida de respeito, pois a pousada da juventude ficava no alto de uma colina. Um sacrifício que valeu a pena pois a vista para o mar é deslumbrante, e não fosse haver umas nuvens, teria podido ver o por do Sol.


Finalmente tinha chegado a hora do descanso!


Dados da etapa:

Distância: 85,8 km


Tempo a pedalar: 05:41h

Tempo parado: 02:49h


Média a pedalar: 15,1 km/h

Média geral: 10,5 km/h


Altimetria: 1052 metros

No comments:

Post a Comment