Thursday, June 25, 2009

Semana de Cicloturismo - Capitulo 4 Casal do Zôte - Alvados (serra de Aires e Candeeiros) 13.05.2009

Dia 4 (13.05.2009). Casal do Zote - Alvados 77,1 km


Quarta-feira. Dia a amanhecer com pouca nebulosidade mas ainda com temperatura fresca. Hoje o ponto alto do dia era a passagem por Fátima. O trajecto levava-me em direcção a Ourém pela N356. O tom verde continuaria a dominar a paisagem, se bem que a certa altura já se começavam a ver mais casas a salpicar as margens das estradas. O transito ia aumentando à medida que me aproximava de Ourém. Á chegada à cidade percorri a avenida principal, e desloquei-me para a zona antiga. Aproveitei para descansar um pouco num banco de jardim, com vista para o castelo. Gostaria de ter visitado este monumento, mas considerando o esforço e o tempo que iria dispender, deixei para outra altura.


Com a chuva a aparecer momentaneamente, segui para Fátima. A orientação do GPS levou-me a fazer um “corta mato” através de uma “estrada” de terra, na qual me cruzei com alguns peregrinos que regressavam das comemorações do 13 de Maio. Este corta mato era uma subida acentuada, e seria o primeiro sacrifício do dia. Terminada a subida estava em Fátima, e entrando pelas ruas da cidade ainda era notória uma grande concentração de pessoas, assim como muitos autocarros estacionados.



Segui em direcção do santuário. Passei por um parque de estacionamento repleto de automóveis, depois um jardim onde haviam tendas de campanha montadas, provavelmente para dar apoio aos peregrinos. Contornando o jardim, entrei dentro do recinto do santuário, a pé, com a bicicleta a meu lado. De imediato fui informado que não poderia andar lá dentro com a bicicleta, pelo que tirei umas fotografias e voltei a sair. O recinto não estava cheio apesar de ainda haver muita gente. O ponto forte das comemorações já havia passado e muita gente já tinha regressado a casa. Continuei a contornar o santuário para o lado da nova igreja para ter outra perspectiva do recinto e poder tirar mais umas fotografias.


Deixei Fátima para trás tomando a estrada em direcção à serra de Aires e Candeeiros, que se não estou enganado é o final do caminho de Fátima para quem vêm do Sul. De novo o sossego era Rei. A paisagem começava de novo a mudar e entre subidas e descidas os quilómetros iam-se acumulando. Confesso que fiquei surpreendido com a facilidade do percurso, pois esperava que a serra fosse mais dura. A descida a Mira D’Aire dava-me uma excelente panorâmica de grande parte deste planalto. Dentro da vila tomei o caminho para Norte e ao fim de poucos quilómetros apareceu a indicação de Alvados.



Como ainda era cedo, aproveitei para fazer um pouco mais de geocaching, tendo encontrado um lago com parque de merendas muito bem arranjado. Terminada esta actividade, foi tempo de ir descansar para a Pousada da Juventude. À chegada, fiquei a saber que era o único hospede. Valeu que as duas Lilianas da recepção eram bem simpáticas! Foi da maneira que me senti excêntrico uma vez na vida...uma unidade hoteleira só para mim!!



Dados da etapa:

Distância: 77,1 km


Tempo a pedalar: 05:26h

Tempo parado: 02:16h


Média a pedalar: 14,2 km/h

Média geral: 10,0 km/h


Altimetria: 892 metros






No comments:

Post a Comment