Sunday, July 12, 2009

Semana de Cicloturismo - Capitulo 7 Praia da Areia Branca - Bobadela 17.05.2009

Dia 7 (17.05.2009). Praia da Areia Branca – Bobadela 77,5 km

Domingo. Último dia de circuito e o regresso a casa.

Após um dia de descanso aproveitado para explorar os recantos da vila da Praia da Areia Branca, fazer um pouco de praia, ou, no período nocturno conhecer os seus bares e divertir-me um pouco, era hora de voltar à estrada. Este dia não tinha muitos pontos de interesse pelo caminho, pelo que seria uma etapa muito rolante. A rota traçada direccionava-me a Torres Vedras, Sobral de Monte Agraço,Bucelas e depois Bobadela, através da lezíria do Trancão.

Por ser Domingo o trânsito não era muito, o que é sempre bom quando se anda de bicicleta e como não havia pontos de interesse no trajecto até Torres Vedras, fiz este percurso praticamente sem paragens.

Ao chegar a Torres Vedras encontrei o Sr. Manel, pai de uma amiga, e “manager” da equipa de ciclismo do Milharado. A equipa andava a treinar pelo que havia vários ciclistas e carros de apoio por ali parados. Após troca de cumprimentos e de algumas impressões cada um seguiu a sua vida. Aproveitei, então para fazer uma pausa no jardim central e ingerir qualquer coisa – hoje tinha tempo para levar tudo muito nas calmas.

Durante toda a manhã cruzei-me com vários ciclistas, de estrada ou de BTT, e outros que já traziam as bicicletas em cima dos carros, vindos de algum passeio algures ali na zona. Bem se via que era Domingo.



De Torres até ao Sobral, passei por Runa onde pude apreciar o relógio da “estação” ou apeadeiro de comboios “made in France” ao estilo antigo. Também por ali havia uma quinta muito grande onde se encontra instalado o Centro de Apoio Social de Runa, e cujo interesse reside na existência de um majestoso edifício setecentista de grande beleza.


Daqui até ao Sobral apanharia uma subidas, da modo a não parecer uma etapa muito fácil, mas nada de transcendente. Já na localidade de Monte Agraço, fui visitar um antigo moinho de vento, que também é um miradouro pois como todos os moinhos, fica num ponto alto. Tirei umas fotografias no local e depois dirigi-me ao centro histórico da vila, que diga-se, está muito bem arranjado. Parei por aí, e fui a um café lanchar enquanto lia uma revista, assim de modo a actualizar-me um pouco após alguns dias de abstracção do mundo.

Á saída do Sobral desce-se um pouco, para se voltar a subir bem. Contudo, chegando lá acima, é sempre a descer até Bucelas. É um percurso que pelas suas características se faz muito rápido e quase sem esforço. Bucelas seria a minha última paragem antes de chegar a casa. Tomei mais um lanche, de modo a acabar com o stock que trazia, pois já não seria preciso gerir mais a “dispensa”. Daqui dirigi-me a Santo Antão do Tojal, para apanhar o trilho da lezíria do Trancão. Este trilho é uma pequena preciosidade que os BTTistas da zona oriental de Lisboa tem o privilégio de usufruir, é também parte do caminho de Fátima e liga a zona saloia à grande Cidade de Lisboa. Para além de reserva agrícula, é ainda uma zona ecológica rica e importante, principalmente para aves, mas também para outros animais. E para mim, neste dia, era o caminho mais curto para ir para casa!



Atravessado o trilho, uma vez mais sem furos, cheguei a Sacavém, a minha terra, onde cresci e me tornei no que sou hoje. Recolhidas as chaves de casa junto da família, eram horas de dar por terminada a minha pequena aventura. Últimas fotos já na Bobadela para marcarem oficialmente o fim das férias e que férias...a saudade já aí estava. E bem trocava o dia seguinte de trabalho, por outra etapa, para onde quer que fosse...

Dados da etapa:
Distância: 77,5 km

Tempo a pedalar: 05:01h
Tempo parado: 01:38h

Média a pedalar: 15,4 km/h
Média geral: 11,6 km/h

Altimetria: 832 metros

No comments:

Post a Comment